Apoio da Sicredi Ouro Branco contribui para o seguimento do Programa LK Sustentável - Sicredi Ouro Branco

Notícias

Apoio da Sicredi Ouro Branco contribui para o seguimento do Programa LK Sustentável

Projeto desenvolve aprendizagens cooperativas referentes à preservação ambiental, consumo sustentável e responsabilidade para com o descarte de resíduos

16 de Maio de 2023

A sustentabilidade está atrelada ao propósito da Sicredi Ouro Branco. Além do viés ambiental e econômico, o objetivo se estende ao desenvolvimento de pessoas. Promover conhecimento entre os jovens, enquanto construtores da sociedade do futuro, é um passo importante para a expansão da prosperidade sustentável.

Ao encontro disso, desde 2022 a Cooperativa fomenta o Programa LK Sustentável, que é desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Leopoldo Klepker, do Bairro Alesgut, em Teutônia. Projeto que tem como objetivo construir e desenvolver, entre os estudantes, conhecimentos e aprendizagens cooperativas referentes à preservação ambiental, consumo sustentável e uso dos recursos financeiros.

“O Programa LK Sustentável desenvolve estudantes mais responsáveis com os resíduos que produzem, e por consequência, pessoas que buscam utilizar somente o que realmente precisam, com consciência do cuidado necessário com o meio ambiente e o planeta”, afirma Diogo Kauã Rodrigues, de 14 anos.

O estudante do 9º ano ressalta que o programa também é uma oportunidade para desenvolver habilidades entre os jovens. “Os estudantes que participam ativamente do programa LK Sustentável desenvolvem grandes habilidades como responsabilidade e socialização, além de vivenciarem muitas experiências”, conta.

Novo ciclo do programa

O dia 19 de abril marcou o início de um novo ciclo de atividades vinculadas ao programa LK Sustentável. Na data a comunidade escolar foi convidada a contribuir com o recolhimento de resíduos, oportunidade em que foram recolhidos mais de 200kg de latinhas e aproximadamente 1,5 tonelada de papelão, além dos demais materiais, como garrafas pets e pead (material de higiene).

Para o professor Evandro Biondo, o envolvimento das famílias é gratificante. “Alguns pais levaram os materiais a pé, outros de carretinha. Tiveram ainda os que carregaram carrinhos de mão e outros com o porta malas do veículo cheio. Tivemos, inclusive, um ônibus trazendo material escolar para reciclagem”, compartilha.

Envolvimento que gera também esperança entre os estudantes. “Gosto de ver como o programa LK Sustentável interage com a comunidade, com os pais, estudantes, familiares e conhecidos. E gera, assim, grandes melhorias ao nosso futuro, com pessoas que prezam por cuidar do meio ambiente através de suas ações”, pontua Diogo.                                                                                                                                                                                

Conheça o Programa

O LK Sustentável surgiu como projeto piloto em 2022. Desde então, através de ações que envolvem os estudantes, a comunidade escolar é convidada a repensar atitudes do cotidiano.

Além de ações de recolhimento de resíduos, como a que foi realizada na segunda quinzena de abril, os estudantes são incentivados a realizar a separação dos resíduos produzidos em casa, e a construírem hortas e composteiras, por exemplo. O movimento também contribui para a redução do consumo de energia e água através do incentivo à produção de energia solar e captação de água da chuva.

Além do viés ambiental, o programa promove a educação financeira entre os estudantes, como conta Diogo: “para que os estudantes se dediquem mais às tarefas propostas, o programa proporciona uma forma de recompensa, uma moeda virtual, a LKS”.

Todas as ações desenvolvidas pelos estudantes e suas famílias são validadas através de fotografias e vídeos. Com isso, os resultados são revertidos em moeda virtual que é controlado por uma ferramenta virtual.

Ao fim do ano letivo, a moeda pode ser utilizada para a troca por prêmios. Dentre eles, itens escolares, brinquedos, eletrodomésticos e eletroeletrônicos. “Admito que a melhor parte de tudo isso é refletir sobre o que escolher. Ouvi falar de estudantes que optaram em adquirir eletrodomésticos, com o intuído de ajudar seus pais em casa. Isto é mais um ótimo exemplo de como este programa também atinge e ajuda os demais familiares”, afirma Diogo.                                                                                                                                           

Cooperação

O Programa LK Sustentável é um exemplo de cooperativismo. A Sicredi Ouro Branco apoia o LK Sustentável, fazendo a aquisição dos prêmios escolhidos pelos estudantes. A Cooperales – Cooperativa Escolar dos estudantes da Escola Leopoldo Klepker é outra grande parceira do programa pois atua diretamente nas coletas e separação dos materiais recebidos.

Para além disso, existe o envolvimento das secretarias municipais de Educação e de Meio Ambiente e com a parceria da Empresa Lütz Reciclagem e Pallets Teutônia Ltda, que dá destinação correta aos resíduos e ajuda nos dias de recolhimento, realizando as pesagens e a colocação nos begs.

Estima-se que cerca de 540 estudantes fazem parte do Programa LK Sustentável. Entretanto, o impacto se expande e alcança mais de 1.500 pessoas de toda a comunidade escolar do Bairro Alesgut.

“Existe uma frase que sempre gostei e que diz o seguinte: Se quiser ir rápido, vá sozinho. Se quiser ir longe, vá em grupo.  Me lembra que uma pessoa sozinha não muda o mundo, mas que, se cada um fizer sua parte, conseguimos mudá-lo juntos”, finaliza o estudante Diogo, atual presidente da Cooperativa Escolar Cooperales.