Notícias
Colaboradores, conselheiros e coordenadores de núcleo visitam o Roteiro do Cooperativismo em Nova Petrópolis
Comitivas conheceram pontos turísticos e atrações que resgatam a história do
cooperativismo de crédito no Brasil
19 de Novembro de 2024
Ao longo dos meses de setembro a novembro de 2024, a Sicredi Ouro Branco RS/MG oportunizou aos seus colaboradores, conselheiros e coordenadores de núcleo aprofundar seus conhecimentos sobre o cooperativismo. Nesse período, um total de 180 pessoas visitaram o Roteiro do Cooperativismo em Linha Imperial, Nova Petrópolis/RS, para conhecer o legado do patrono do Cooperativismo de crédito no Brasil, Padre Theodor Amstad. O destino é considerado berço nacional das cooperativas de crédito, que se expandiu pelo Rio Grande do Sul na primeira metade do século 20 sob inspiração dos movimentos do padre jesuíta suíço. A organização deu origem a primeira instituição financeira privada do Brasil, a Sicredi Pioneira, sediada em Nova Petrópolis/RS.
A Linha Imperial, em Nova Petrópolis/RS, sedia a rota turística como resgate e homenagem ao modelo cooperativo de crédito, contemplando um roteiro com atrações que contam a história das caixas rurais e a peregrinação do padre Amstad que, por quase 30 anos, percorreu regiões de colonização italiana e germânica para difundir os princípios do cooperativismo, conquistar adesões e assegurar recursos para o sistema.
No Roteiro do Cooperativismo, as comitivas da Sicredi Ouro Branco RS/MG visitaram o Memorial Amstad, o Sítio Histórico e o monumento do Cooperativismo na Praça Central de Nova Petrópolis. O roteiro também contou com experiências como um almoço no local onde aconteceu a fundação da primeira cooperativa do país e uma palestra sobre a História do Cooperativismo no Brasil.
O presidente da Sicredi Ouro Branco RS/MG, Neori Ernani Abel, também prestigiou o roteiro. “O pioneirismo do cooperativismo de crédito no País deixou relevantes legados. Hoje, na nossa prática diária, cumprimos com o propósito semeado por Amstad em 1902, e que permanece atual até os dias de hoje. Cada oportunidade de nos aproximarmos da história nos fortalece nesses ideais e nos motiva a continuarmos acreditando no cooperativismo como agente transformador de realidades”, resume o presidente.