Notícias
Cooperativas Escolares estimulam olhar atento às comunidades
Projeto objetiva o desenvolvimento de liderança e protagonismo nos jovens

21 de Julho de 2022
"Um grande laboratório de aprendizagem em que me desenvolvi muito como pessoa". Assim Alex Diogo Cortina, de 15 anos, resume sua experiência com a Coopertec, Cooperativa Escolar dos estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Teobaldo Closs, de Teutônia.
Seu primeiro contato com o sistema cooperativo aconteceu quando cursava o 6° ano, logo que alcançou a idade mínima para se associar a Cooperativa. Durante os quatro anos seguintes, Alex exerceu diferentes cargos, chegando à presidência do Conselho de Administração da Coopertec. "Desde o começo, me identifiquei com o cooperativismo e já sabia que era isso que eu gostaria de seguir no meu futuro profissional", afirma o jovem.
Desde 2021 Alex é Presidente da Federação Laços da Cooperação, fundada com o propósito de mobilizar e representar as Cooperativas Escolares em eventos estaduais, nacionais e internacionais, além de estimular a atuação das cooperativas em suas comunidades escolares.
O desenvolvimento da liderança, do protagonismo e do senso de responsabilidade entre os jovens são alguns dos objetivos das Cooperativas Escolares, programa fomentado pela Sicredi Ouro Branco com o apoio das entidades educacionais da área de atuação da Cooperativa, que acreditam no sistema cooperativista.
Além disso, os jovens têm contato com educação financeira, empreendedorismo, inclusão social, cooperação e cidadania. "Tudo isso não somente na teoria, mas colocando na prática, com atitudes e atividades do dia-a-dia", comenta Alex. Assim, o projeto gera conhecimento, experiências e oportunidade – para os jovens e para as comunidades nas quais as Cooperativas Escolares estão inseridas.
As cooperativas analisam a situação das suas próprias comunidades, identificando os pontos de vulnerabilidade. Com base nisso, seus integrantes criam e realizam campanhas e projetos que geram melhorias locais. “Na minha visão, a cooperativa escolar impacta as comunidades incentivando a formação e preparação de pessoas mais cooperativistas e humanas, que se importam com o próximo e que tem um olhar atento à sua comunidade”, finaliza Alex.
/ Novas Cooperativas Escolares fundadas
No mês de junho foram fundadas três Cooperativas Escolares em Montenegro. A CooPJM, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Pedro João Muller, pertence à localidade de Costa da Serra. A Cooperfive, da EMEF Cinco de Maio, fica localizada no Bairro Cinco de Maio. E a Coop Cruz, da EMEF Etelvino de Araújo Cruz, pertence à localidade da Rua Nova.
Nestas escolas o programa iniciou em março de 2021, com formações para os professores orientadores, com a Assessoria pedagógica Marini Coop, contratada pela Sicredi Ouro Branco. Os alunos iniciaram as formações a partir de outubro de 2021, momento em que aprenderam sobre a história e os princípios do cooperativismo e colocaram em prática os valores da cooperação e cidadania, com oportunidades para desenvolver a liderança e o empreendedorismo.
As três novas Cooperativas Escolares de Montenegro se juntam a outras duas já existentes no município. Além destas cinco, existem 10 em Teutônia, oito em Estrela e três em Nova Santa Rita, totalizando 26 Cooperativas Escolares já fundadas na área de abrangência da Sicredi Ouro Branco.
Da mesma forma, outras sete já iniciaram o processo para fundação. Dentre elas, mais uma em Montenegro, quatro em Nova Santa Rita, uma em Poço das Antas e uma em Estrela, na Apae local. Assim, já são 33 Cooperativas Escolares, inseridas em cinco municípios da região.